Com a redução nos indicadores da COVID-19 e avanço na imunização, a Prefeitura de Garanhuns desmobilizou na última quinta-feira, dia 30, os leitos localizados na Unidade de Tratamento COVID-19 do Município, a popular UPA COVID. A Unidade integrou a rede de combate à COVID-19 desde julho do ano passado, e neste ano, contou com a ativação de 10 leitos de UTI para pacientes graves, além de uma sala de estabilização com três leitos e ampliação da estrutura, com mais 22 leitos clínicos de retaguarda para pacientes moderados.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a queda no número de admissões vem sendo registrada desde o início do segundo semestre. Em agosto, apenas seis pacientes deram entrada na unidade. Já durante o mês de setembro, nenhuma internação foi registrada. “É importante destacar que estes leitos não serão desativados totalmente, e caso seja necessário, poderão ser destinados mais uma vez para internações decorrentes da COVID-19. Não desejamos que isto aconteça, mas a melhora significativa nos números nos leva para esta desmobilização”, justificou a secretária de Saúde, Catarina Tenório.
Grande parte dos Servidores que realizaram só neste ano mais de 400 atendimentos na Unidade e salvaram centenas de vidas foram redirecionados, de forma imediata, para outras funções. “Gradativamente, de acordo com a ampliação de serviços nas diversas áreas da municipalidade, os demais profissionais serão convocados”, registrou a Assessoria. Ainda segundo a assessoria, após a desmobilização, a estrutura da Unidade de Tratamento COVID-19 será adequada, com o intuito de que esteja à disposição da Secretaria de Saúde, para a instalação de um Centro de Especialidades, voltada a disponibilidade de exames e consultas para a população de Garanhuns.
NÚMEROS ATUALIZADOS DA COVID-19 EM GARANHUNS – Até ontem, dia 1º, 164.169 doses da vacina contra a COVID-19 já haviam sido aplicadas aqui em Garanhuns. Deste total, 96.020 foram primeiras doses; 56.110 segundas doses; 11.943 doses únicas, e 96 doses de reforço. Até o momento, 48,6% de toda a população de Garanhuns já completou o ciclo de imunização com a 2ª dose ou a dose única.
Ao todo, já foram confirmados 14.527 casos da COVID-19 em Garanhuns. Deste total, segundo o Painel Coronavírus, do Governo Federal, 302 pessoas vieram a óbito; 14.173 estão recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas; e sete pessoas que foram confirmadas com a COVID-19 estão em monitoramento. (Com informações de Aquiles Soares e imagens de Thomas Ravelly/SECOM/PMG)