A Secretaria de Saúde de Garanhuns mudou o horário para funcionamento do Centro de Atendimento e Testagem para COVID-19. A partir de hoje, dia 1º setembro, o funcionamento do local será das 12 às 20h, para testagem; entrega de resultados; triagem e atendimento de pacientes com sintomas da COVID-19.
A mudança, segundo a Saúde Municipal, deu-se em virtude da “expressiva redução na média de atendimentos diários no local, bem como a diminuição de casos ativos da doença no Município”, bem como nas “últimas estratégias de testagem para diagnóstico da COVID-19 adotadas em Garanhuns, por meio do Centro de Testagem Itinerante”, destaca a Assessoria.
Além dessa mudança, a Secretaria de Saúde também informou que, a contar de hoje, dia 1º, o ponto de vacinação contra a COVID-19 que funcionava na quadra do Sesc Garanhuns, no centro da Cidade, passou a funcionar no Hotel Tavares Correia, com acesso pela rua Ernesto Dourado (fundos do Hotel), no bairro Heliópolis, mais precisamente defronte a Faculdade Uninassau. O novo ponto irá funcionar de segunda a sexta, das 9 às 12h e das 14 às 17h.
ANTECIPAÇÃO DAS DOSES DA ASTRAZENECA – Também em relação a vacinação, a Pasta da Saúde divulgou o calendário atualizado de antecipação da segunda dose das vacinas Astrazeneca, para pessoas que foram vacinadas com a primeira dose, aqui em Garanhuns, nos dias 11 e 12 de junho. Este público pode comparecer ao Hotel Tavares Correia (entrada pela avenida Ernesto Dourado, S/N°); nos dias 1º, 2 e 3 de setembro, das 9 às 12h e das 14 às 17h para completar o ciclo vacinal.
NÚMEROS DA COVID-19 EM GARANHUNS – Até ontem, dia 31, 137.861 doses de vacinas contra a COVID-19 já haviam sido aplicadas em Garanhuns. 87.244 cidadãos receberam a primeira dose da vacina (62,31%) e 50.617 completaram a imunização ao tomar a 2ª dose ou a vacina de dose única (36,15%).
Ao todo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde já foram confirmados 14.445 casos da COVID-19 em Garanhuns. Deste total, 14.063 estão recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas (97,35%); e 33 pessoas que foram confirmadas com a COVID-19 estão em monitoramento (0,22%). Segundo dados do Painel Coronavírus, do Ministério da Saúde, 299 pessoas vieram a óbito por conta da doença em Garanhuns. Atualmente, a taxa de ocupação dos leitos clínicos de enfermaria, entre leitos municipais e estaduais é de 10%, enquanto que dos leitos de UTI é de 2%.