BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | domingo, 29 de agosto de 2021

 

O quadro “Um pé de conversa”, do “O Arraiá de Gláucio Costa”, programa transmitido pela rádio Marano FM, de segunda à sexta, das 5 às 7h, foi destaque no Portal 24h. É que uma entrevista realizada por Gláucio junto engenheiro agrônomo Gustavo Pereira Duda, que trouxe a cultura da Lavanda da Provence, região da França, para Garanhuns, repercutiu em todo o Estado de Pernambuco.  

 

 

No Domaine Lengo-tengo, nome da propriedade localizada na Zona Rural de Garanhuns numa homenagem a uma música “A Morte de um Vaqueiro”, de Luiz Gonzaga, o Engenheiro vem desenvolvendo sua plantação. Um moinho holandês, construído perto das lavandas, abriga no seu interior o alambique, onde o Gustavo faz a extração do óleo, de aroma inigualável. Cada 10 ml do produto, pode ser vendido hoje, entre R$ 80 a 100 reais. Ou seja: um excelente negócio, para quem quiser cultivar a lavanda. Mas ele alerta: é preciso paciência.

 

 

O Professor explica que conheceu a lavanda quando estava na França, ocasião em que foi fazer pós-doutorado, junto com sua esposa Erika. Ele conta que ficou maravilhado com o aroma, e sempre a lavanda estava presente nos caminhos pelo qual passava. Quando retornou ao Brasil, em visita a casa de uma amiga, observou que ela cultivava a lavanda em casa. Daí então, começou a estudar a cultura, multiplicar o cultivo, e estudar na Universidade, junto com os alunos. E resolveu cultivar na Domaine Lengo-tengo.

 

 

No início, as mudas sobreviveram sem irrigação. Foram plantadas no inverno, mas o resto do ano elas sofreram um pouco, mas devido sua característica de ser uma planta resistente, elas não morreram. Atualmente, a propriedade conta com um poço, e graças a ele foi possível fazer a irrigação por gotejamento. Deu tão certo que só este ano, o professor conta que produziu mais de 3 mil mudas de lavanda. Da colheita da lavanda, explica, faz das flores e folhas secas sachês aromáticos, extrai o óleo essencial e ainda o hidrolato, conhecido também como água de cheiro. Dois produtos importantes tanto na culinária quanto na perfumaria.

 

 

Clique em player acima e saiba mais sobre o cultivo da Lavanda, na Domaine Lengo-tengo. Acessando o site Amar Amara – Lavanda das Colinas (clique AQUI) também é possível saber mais sobre a iniciativa do engenheiro agrônomo Gustavo Pereira Duda. Para conferir outras participações no quadro “Um pé de conversa”, do “O Arraiá de Gláucio Costa”, basta clicar AQUI. (Com informações do Portal 24h e imagens do YouTube).