BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | domingo, 22 de agosto de 2021

 

A semana será marcada pelo lançamento em braile do livro “Árvores Nativas, Cultura Medicinal” aqui em Garanhuns. O evento inicial acontece nessa segunda, dia 23, a partir das 9h, acontece o Centro de Atendimento Educacional Especializado Lions Club contemplando estudantes com deficiência visual. Já na quinta, dia 26, o lançamento será vivenciado na Escola Técnica Estadual Ariano Vilar Suassuna (ETE), a partir das 9h, para alunos do 3° ano do Ensino Médio, onde haverá também uma apresentação de mamulengo. Ambos os eventos serão realizados respeitando os protocolos de biossegurança relativos à prevenção do COVID-19.

 

 

Esta é a segunda edição do projeto “Árvores Nativas, Cultura Medicinal”, cuja realização se tornou possível por meio do incentivo do Funcultura-PE. A primeira edição contou com a publicação de uma cartilha contendo 21 espécies com relato de saberes sobre o uso medicinal, propriedades e características das árvores, além de pesquisas científicas que sustentam ou ratificam esse conhecimento. A atual edição traz a catalogação de mais 10 espécies e faz uma revisão das 21 anteriormente catalogadas, contendo as 31 espécies.

 

 

O Projeto faz parte da iniciativa Mães da Iumas, que visa o fortalecimento de ações voltadas para o fomento e multiplicação do registro do patrimônio imaterial com publicações sobre ensinamentos dos saberes e crenças, conhecimentos e práticas tradicionais, que cada vez mais correm risco de extinção. Foi idealizado e é coordenado pela moradora da região, produtora cultural e engenheira agrônoma Danielle Jansen, que viu a importância e a necessidade do registro desses saberes sobre o uso medicinal das árvores nativas feito por comunidades tradicionais de Inhumas, localizada na zona rural de Garanhuns, e do município de São João, ambos no estado de Pernambuco.

 

 

Para conhecer mais sobre projeto Árvores Nativas e Cultura Medicinal, e do Mães da Iumas acesse o site: www.maesdaiumas.wordpress.com ou siga o Instagram: @culturamedicinal e a página Mães da Iumas, no Facebook.