Pernambuco anunciou, nessa terça-feira, dia 17, que dará início à vacinação contra a COVID-19 dos adolescentes com deficiência permanente, com comorbidades ou privados de liberdade, assim como gestantes e puérperas (no puerpério remoto – até um ano), todos na faixa 12 aos 17 anos. As primeiras doses para esse público estão inclusas no lote de imunizantes da Pfizer/BioNtech, que chegou ao Estado nessa segunda-feira, dia 16.
De acordo com o Governo Estadual, a decisão foi pactuada pela câmara técnica da Comissão Intergestora Bipartite e segue o que foi determinado pela Lei Federal nº 14.190, de 29 de julho de 2021, que incluiu essa população como grupo prioritário no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19.
“Agora damos mais um passo na ampliação da imunização da nossa população contra o Novo Coronavírus, sempre embasados nas evidências científicas. É importante destacar que o avanço para os demais adolescentes acontecerá de maneira gradativa, de acordo com as próximas pautas do Ministério da Saúde. Neste primeiro momento, devem ser vacinados apenas os adolescentes de 12 a 17 anos que estão inclusos na Lei Federal”, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde os Municípios organizarão a vacinação por meio de cadastramento prévio desse público. (Com informações do JC Online. CONFIRA)