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BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | domingo, 17 de março de 2013


Estudo realizado pela
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Secretaria de Agricultura,
Abastecimento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos mostra que a estiagem está
provocando uma alta nos preços dos legumes e verduras em Pernambuco. Para
estudar a situação, foram analisados os valores dos produtos das Centrais de
Abastecimento de Garanhuns e Recife no mês de fevereiro dos anos de 2011, 2012
e 2013.

Segundo o diretor de
Desenvolvimento Rural, Rômulo Fernandes, para retirar o efeito da inflação, os
preços dos anos anteriores foram corrigidos pelo Índice Geral de Preços em
Disponibilidade Interna (IGP-DI). “É importante destacar que a inflação, medida
pelo IGP-DI, ficou em 7,85% no período de fevereiro de 2012 a fevereiro de
2013”, informou.

O repolho foi o produto que apresentou maior alta, com 163,1% de aumento. O
preço passou de uma média de R$1,70 para R$4,50. Em seguida aparece o tomate,
com 133,0% de aumento. A disparada nos preços é resultado da seca no Nordeste e
do excesso de chuvas e das altas temperaturas na região sudeste do país.

O agricultor Geraldo Luís
da Silva é um exemplo de quem sofre com o problema. Ele planta repolho há 48
anos e atualmente precisa comprar de fornecedores da Bahia para revender.
Segundo ele, por feira, antes conseguia vender 500 sacos de repolho. Hoje, vende
de 100 a 150. “Caiu muito a procura e, consequentemente, a venda. Antes eu
cobrava R$25,00 por 20kg do produto, e hoje a mesma quantidade é 65,00 reais”,
disse.

A macaxeira trazida de
outros Estados, também foi afetada por conta do aumento de preço dos combustíveis
no início deste ano. A oscilação foi de R$17,90 para R$40,00, oque representa
alta de 123,4%.

De acordo com o professor
da UFRPE, Epaminondas Borges Filho, a pesquisa mostra que a seca não afeta só o
campo, mas também a comercialização dos legumes e das verduras. “O produtor
rural sofre com as mudanças climáticas e, com isso, alguns dos produtos que ele
fornece para quem comercializa perde na qualidade ou na quantidade. É um
processo que afeta a todos, inclusive o consumidor”, afirmou.  Os produtos que
apresentaram menor alta foram o quiabo (12,1%) e a batata doce (2,7%). (Imagem: Hélida Carvalho)