BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | segunda-feira, 15 de setembro de 2014
Em Pernambuco, mais de 80 municípios estão a baixo da média do Estado no IDEB. Como a responsabilidade dos estados é cuidar do ensino médio,
o Governo de Pernambuco não tem nenhum programa que possa ajudar municípios
com notas baixas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), cabe às prefeituras assumir o
ensino fundamental. Com menos verba, é exatamente nessa rede de ensino que
Pernambuco registra a pior colocação no ranking nacional.
Hoje, o suporte que a Secretaria Estadual de Educação
oferece para a formação do ensino fundamental é através de programas focados na
alfabetização. O Programa Paulo Freire (PPF) foi criado em 2008 e busca
combater o analfabetismo de jovens e adultos. Paralelamente, o Programa
Alfabetizar com Sucesso, realizado em parceria com o Instituto Ayrton Senna,
trabalha com o letramento de crianças no ensino fundamental.
Na listagem relativa ao ensino fundamental I (1º ao 5º
ano), os municípios com as menores notas são Capoeiras, Caetés, Aliança, Água Preta, Itambé, Itaquitinga,
Moreno, Vicência, Itaíba e Machados. Dessa lista, apenas Moreno fica localizado
na Região Metropolitana do Recife.
Quando a referência são os últimos anos do fundamental II
(6ª ao 9° ano), os municípios com os índices mais baixos são Primavera,
Itaíba, Água Preta, Amaragi, Goiana, Lagoa de Itaenga, Manari, São João, Chã de Alegria e Itapissuma.
Todas as cidades, com exceção de Itapissuma, estão fora do Grande Recife. (Com informações do Blog do Jamildo)
Para conferir os índices
do Ideb nos Municípios Pernambucanos, Clique aqui.
“NOTA– SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTOS DE
SÃO JOÃO
A matéria que coloca o
município de São João em destaque pelo não alcance de meta nos anos finais do
ensino fundamental, caso específico de uma de nossas escolas, não pode ofuscar
o esforço de nossos educadores, especialmente os que atuam nos anos iniciais,
os quais não apenas cumpriram como contribuíram para que, no conjunto, o município de São João já
superasse a meta prevista para o ano 2021, que é de 4.5.
Se observarmos o desempenho de
Pernambuco no geral, que fora 4.7, vemos claramente o esforço do conjunto de
seus municípios para o alcance desse índice.
Quando analisamos, isoladamente
a rede estadual, com desempenhos de 4.3 (anos inicias) e 3.6 (anos finais e
ensino médio), – ABAIXO DE VÁRIOS MUNICÍPIOS DE NOSSA REGIÃO, POR EXEMPLO – o
estado vem cumprindo a meta prevista, porém, há que se avaliar, o trabalho
isolado na rede estadual e a necessidade de maior articulação e parceria com o
conjunto de seus municípios, do contrário, a tendência do estado será baixar os
referidos indicadores, pois o aluno reside e vive no Município”.