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BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | terça-feira, 19 de janeiro de 2016

O cansaço de Marcos Martins, piloto do avião que caiu em Santos (SP), em
13 de agosto de 2014, matando o então candidato do PSB e ex-governador de
Pernambuco, Eduardo Campos, e outras seis pessoas, foi um dos fatores
contribuintes para o desastre, que teve uma sequência de falhas humanas,
conforme antecipou o jornal O Estado de S. Paulo.
O relatório com o resultado das investigações realizadas nos últimos 17
meses pelo Cenipa – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes
Aeronáuticos foi apresentado nesta terça-feira, dia 19. 
Além do uso de “atalho” para acelerar o procedimento de
descida na Base Aérea de Santos, outro problema detectado durante os trabalhos
foi à falta de treinamento do piloto, específico para aquela aeronave, um
Cessna 560 XL, que levou à Aeronáutica, inclusive, a emitir uma recomendação de
segurança à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), três meses depois do
acidente.
Durante as investigações foi detectado que a relação entre piloto e
copiloto não era boa. Os dois tinham um histórico de atritos e o copiloto,
Geraldo Magela Barbosa, teria pedido para não mais voar com Martins. O cansaço
do piloto foi identificado pelo tom de voz de Martins no voo. Poucos dias antes
do acidente, o próprio Martins já havia relatado, em redes sociais, que estava
“cansadaço”.



Todo o perfil psicológico, pessoal e profissional dos dois pilotos foi
levantado pela equipe que investigou as causas que levaram ao acidente. O
quadro psicológico do copiloto foi amplamente analisado. O Cessna 560 XL saiu
do aeroporto Santos Dumont, no Rio, rumo à Base Aérea de Santos, no Guarujá, em
São Paulo.
(As informações são do jornal
O Estado de S. Paulo).


NOTA DA FAMÍLIA DE EDUARDO CAMPOS SOBRE O RELATÓRIO
FINAL DO CENIPA
A família do ex-Governador Eduardo Campos, a propósito
da divulgação do Relatório Final do Centro de Investigação e Prevenção de
Acidentes Aeronáuticos – CENIPA, sobre as causas do acidente aéreo que o
vitimou em agosto de 2014,  juntamente com seus companheiros, presta os
seguintes esclarecimentos: 
Hoje foi concluída uma parte das investigações, a que ficou a critério
do CENIPA. Ainda estão em curso as investigações a cargo da Procuradoria da
República / Polícia Federal. E, dessa forma, a família aguardará sua conclusão.



A família sente necessidade de uma aprofundada análise do relatório do CENIPA,
divulgado hoje. Mas, de pronto,  lamenta que não tenha sido feito o teste
com o simulador de voo. José Henrique Wanderley – Advogado”.