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BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | sexta-feira, 03 de novembro de 2017

 
Demora na entrega do produto, atraso na devolução de valores pagos ou
propaganda enganosa são as principais queixas feitas pelos consumidores no
período de janeiro a agosto deste ano, segundo levantamento do Sistema Nacional
de Dados de Defesa do Consumidor (Sindec). É importante ficar atento a seus
direitos em relação a esses problemas, já que a Black Friday, a prévia do Natal
do varejo, em que muitos descontos são oferecidos em lojas físicas ou virtuais,
acontece dia 24.
Os três problemas que lideram o ranking do e-commerce, citados acima,
somam 15.730 queixas de consumidores. Além disso, estão presentes reclamações
sobre dificuldade em trocar ou consertar produtos no prazo de garantia, entrega
de itens incompletos, dificuldade de contato e recusa em cancelar compra ou
serviço no prazo de arrependimento, de sete dias. 
As demandas estão relacionadas, principalmente, a compras de celulares,
móveis e colchões, eletroportáteis (como batedeiras, liquidificador e secador),
equipamentos de ginástica, camping, náutica e caça pela internet, entre outros.
“Para evitar esses problemas, o cliente deve fazer uma pesquisa sobre a
vida pregressa do site através dos Procons, o site Consumidor.gov ou o Reclame
Aqui. Também deve ser dada preferência a sites que possuam lojas físicas, já
que não há como notificar lojas virtuais”, afirma o gerente de Fiscalização do
Procon-PE, Roberto Campos. Ele lembra, ainda, que o consumidor tem direito ao
arrependimento em até sete dias de compras feitas pela internet. Em caso de
produtos quebrados, o fornecedor tem que resolver o problema no prazo de 30
dias. Se não, o cliente tem direito à troca ou ao reembolso. É possível
contactar o Procon estadual pelo telefone 0800-282-1512.

PESQUISA DE PREÇOS – Apesar de a Black Friday ainda estar
distante, esse é o momento ideal para o consumidor começar a pesquisar com
antecedência e evitar cair em truques de maquiagem de preços, problema
constatado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) nos últimos anos. Por
isso, na data, o consumidor também deve evitar comprar produtos lançados
especialmente para a Black Friday, porque não há meios de confirmar se o
desconto oferecido vale a pena.
(Com informações
do JC online. CONFIRA)