Tramita na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), o Projeto de Resolução (PR) nº 2819/2025, de autoria da deputada Estadual Débora Almeida (PSDB), que visa conceder o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano a Dom Agnaldo Temóteo da Silveira, Bispo Diocesano de Garanhuns.
Dom Agnaldo é cearense da cidade de Bela Cruz e está à frente da Diocese Local deste agosto passado. “Sua cerimônia de posse, em que estive presente representando a Casa Joaquim Nabuco, foi um evento extremamente marcante. Na ocasião, tive a chance de notar a sua humildade, a sua sabedoria e a dedicação com que Dom Agnaldo exerce seu ofício, razão pela qual resolvo lhe Conceder o Título de Cidadão Pernambucano”, destacou Débora Almeida, na Justificativa do PR.
TRAJETÓRIA DO BISPO – Dom Agnaldo Temóteo da Silveira se formou em filosofia e, posteriormente, teologia. Em seguida, realizou mestrado em Direito Canônico pela Universidade Gregoriana de Roma e atendeu cursos na Rota Romana, na Universidade Católica da Argentina e em diversas universidades ao redor do Brasil.
Em 2002, tornou-se diácono, na Catedral de Sobral, e presbítero, na igreja matriz de Bela Cruz. Foi administrador paroquial da paróquia Senhora Sant’Ana, em Santana do Acaraú-CE; membro da Coordenação Diocesana de Pastoral; Capelão do Colégio Diocesano; Chanceler da Cúria Diocesana de Sobral; Vigário Episcopal da Região Sede; e Pároco da paróquia de São Francisco, em Forquilha-CE, entre outros cargos e funções na Igreja Católica. Em 2024, Dom Agnaldo foi nomeado, pelo Papa Francisco, bispo da Diocese de Garanhuns. (@blogcarloseugenio)