Em nota enviada ao Blog do Carlos Eugênio, o SESC Pernambuco confirmou que os alimentos descartados pela Escola Municipal Padre Dehon, em Garanhuns, foram entregues pelo Programa Sesc Mesa Brasil (Banco de Alimentos) na última terça-feira, dia 19, “com qualidade e segurança para consumo”.
“O Sesc Pernambuco lamenta o ocorrido e informa que a Escola Municipal Padre Dehon integra a lista de instituições cadastradas no Programa Sesc Mesa Brasil (Banco de Alimentos) e que os alimentos em questão foram entregues à unidade de ensino no dia 19 de novembro, com qualidade e segurança para consumo”, destaca trecho da Nota assinada pelo SESC.
Ainda segundo a Nota, a Entidade está averiguando internamente e em contato com a Escola para investigar o ato e efetuar “as devidas responsabilizações”. Já que o desperdício foi confirmado, a expectativa é que a Escola não mais receba os alimentos, que devem contemplar outra Instituição.
“O desperdício de alimentos vai na contramão do que Sesc Mesa Brasil acredita. A atuação do Programa perpassa o cuidado e respeito aos alimentos e, mais ainda, o comprometimento com as pessoas assistidas e com o grupo doador”, garantiu o SESC, ressaltando que além da doação dos alimentos, promove capacitações junto as Instituições beneficiadas sobre o aproveitamento integral dos alimentos.
Ver essa foto no Instagram
Clique na imagem e passe o carrossel para conferir o Vídeo.
DESCARTE DOS ALIMENTOS – O descarte de Mangas, Abacaxis, Bananas, Tomates e Alfaces, entre outros alimentos, na frente da Escola Padre Dehon, que fica localizada na Boa Vista, foi registrado, em vídeo, pelo comunicador Valdir Lima, que assina o Foco Notícias, na noite da última terça-feira, dia 19. Inicialmente, Valdir afirmou que os alimentos integravam a Merenda Escolar. Ele também questionou os motivos da não distribuição dos alimentos aos alunos.
A Prefeitura de Garanhuns se posicionou no dia seguinte, através de uma Nota assinada pela Secretaria de Educação, via Gestão da Escola, e garantiu que os alimentos não faziam parte da merenda escolar e que os itens não integravam o cardápio escolar. A Nota também garantia que “a variedade das mangas, das bananas e abacaxis, mostrados no vídeo, não fazem parte da merenda usual”.
Em seguida, um card, registrando que a postagem do Foco Notícias era FAKE NEWS também foi postado no Instagram da Secretaria de Educação e da Prefeitura de Garanhuns, porém a Municipalidade não informou, em nenhum momento, que os alimentos haviam sido doados pelo SESC, através do Banco de Alimentos, nem o motivo pelo qual foram descartados.
Ver essa foto no Instagram
Clique na imagem para conferir o Vídeo.
Após ter, em tese, a informação “descredibilizada”, o comunicador Valdir Lima obteve a confirmação, segundo Ele, via contato telefônico, através da Gerente do SESC/Garanhuns, Fabiana Santos, de que os alimentos haviam sido oriundos do Banco de Alimentos, programa viabilizado pelo SESC.
Diante da informação, o Blog do Carlos Eugênio manteve contato com a Secretaria Municipal de Educação para que pudesse atualizar o posicionamento, mas, até o momento, não obtivemos retorno. Seguimos a disposição da Prefeitura de Garanhuns para que se pronuncie sobre o desperdício dos alimentos denunciado por Valdir Lima e confirmado pelo SESC Pernambuco. (@blogcarloseugenio)