Muitos eleitores ainda têm dúvidas sobre como são eleitos os chamados candidatos proporcionais que, nas Eleições deste ano, são representados pelos postulantes às Câmaras de Vereadores. E o responsável por boa parte dessas dúvidas é o chamado Quociente Eleitoral.
O Quociente Eleitoral corresponde ao número mínimo de votos que um Partido ou Federação Partidária precisa receber nas urnas para eleger um representante. O cálculo é feito a partir da divisão dos votos válidos – nos próprios candidatos e nas legendas partidárias – pelo número de cadeiras disponíveis na Casa Legislativa. Um exemplo seria Garanhuns, que tem 17 vagas para Vereadores nestas Eleições e pode ter 70 mil votos válidos – que descarta os brancos e nulos.
O Quociente Eleitoral é estimado em 4.100 votos, número que um Partido ou Federação Partidária precisaria atingir para conquistar uma das vagas. Após calcular esse quociente, o passo seguinte é verificar quantas cadeiras cada partido obteve. Se um determinado Partido conquistar 12.300 votos, Ele terá direito a três vagas que serão distribuídas entre os três mais votados da Legenda.
Ver essa foto no Instagram
Clique na imagem para assitir o Vídeo.
“Para saber quantos candidatos cada Partido vai ter eleito, é calculado o quociente partidário e esse quociente leva consideração a quantidade de votos que o Partido teve como um todo. Internamente quem tem mais voto vence e coletivamente o Partido que tem mais voto consegue mais vagas na no legislativo”, explica o advogado Tony Neto, que concedeu entrevista ao Blog do Carlos Eugênio sobre o tema. Confira no vídeo acima.
Clique em player e saiba mais sobre a disputa por vagas nas Eleições Municipais.
SOBRAS – Após essa distribuição, podem haver ainda as sobras de vagas, elas ocorrem quando a divisão entre o número de votos recebidos pelos partidos e o número de cadeiras não resultam numa ocupação completa da casa legislativa. Desde 2021, para concorrer às sobras, os partidos devem ter obtido ao menos 80% do quociente eleitoral e seus candidatos, individualmente, precisam de no mínimo 20% do quociente eleitoral.
CANDIDATOS A VEREADOR – Garanhuns conta com 146 candidatos a Vereador e a Vereadora concorrendo as 17 vagas na Câmara Municipal nas eleições deste ano. Eles estão distribuídos em sete partidos: PSD; PSB; União Brasil; PL; Republicanos; NOVO; Solidariedade e em duas Federações, a PSDB/Cidadania, e a Brasil da Esperança, composta pelos partidos PT/PCdoB e PV).
Confira os candidatos a Vereador(a) em Garanhuns clicando em “AQUI”, ao lado dos nomes dos Partidos/Federações:
– União Brasil – AQUI.
– Solidariedade – AQUI.
– PSD – AQUI;
– NOVO – AQUI;
– PL – AQUI;
– Federação PSDB/Cidadania – AQUI;
– PSB – AQUI;
– Republicanos – AQUI; e
– Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT, PCdoB e PV) – AQUI.
(@blogcarloseugenio, com informações da Folha de Pernambuco)