“O município de Brejão é mais uma vez referência na Saúde em Pernambuco”. A afirmação é da Prefeita Beta Cadengue (PSB), ao comentar o alcance dos indicadores do Ministério da Saúde para ações estratégicas em prol do acompanhamento de grupos prioritários de doenças crônicas; gestantes e crianças, referente ao primeiro quadrimestre de 2024. “Entre os meses de janeiro, fevereiro, março e abril, Brejão teve o melhor desempenho do Estado de Pernambuco”, complementa a Prefeita.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, os indicadores refletem o acompanhamento de pessoas portadoras de Hipertensão Arterial (pressão alta); Diabetes Mellitus; captação precoce de gestantes; quantitativo de consultas de pré-natal e odontológicas, além da realização de testes rápidos em gestantes e em mulheres com idade estratégica. “Os indicadores ainda contabilizam citologias para prevenção de câncer do colo de útero e a realização de vacinas em crianças de um ano de idade”, complementa a Saúde Municipal em Brejão.
Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Brejão, os dados são referentes ao acompanhamento da equipe de Atenção Primária em Saúde, que cobrem, atualmente, 100% da população do Munícipio. “Temos equipes completas e ativas nas áreas, além de vários programas de saúde e serviços que fortalecem a qualidade da saúde da população, dentre eles as especialidades e a oferta de exames e medicamentos”, destaca a Pasta.
RANKING PREVINE BRASIL – Com desempenho 897 pontos, a Saúde de Brejão conquistou a primeira colocação dentre os 185 Municípios Pernambucanos na avaliação do Previne Brasil.
Num comparativo com Cidades maiores, como Garanhuns (que ficou na 75° colocação com 526 pontos); Canhotinho, administrada pela Prefeita Sandra Paes, esposa do deputado Estadual e presidente da ALEPE, Álvaro Porto, que ficou na 128° colocação, com 544 pontos, sendo a última dentre os municípios abrangidos pela 5ª Gerência Regional de Saúde (V GERES); e Caruaru, que ficou em 129°, com 513 pontos, o município de Brejão foi destaque Estadual, motivando as equipes para manter o padrão alcançado nos serviços. Para baixar os dados completos do Ranking Previne Brasil clique AQUI.
“São resultados verificados mediante as estratégias de planejamento e gestão do Município, pois além da oferta dos serviços à população, contamos com um acompanhamento contínuo e de vínculo com a comunidade, o que propicia o alto percentual de alcance da população à saúde”, complementou a Prefeita Beta Cadengue.
Confira a classificação dos Municípios abrangidos pela 5ª Gerência Regional de Saúde (V GERES) clique AQUI. (@blogcarloseugenio)