Diante do deficitário serviço de distribuição de água por parte da Compesa em Garanhuns, o deputado Estadual Izaías Régis (PSDB) participou de uma reunião nesta segunda-feira, dia 4, com o Diretor Regional da Compesa (regionais Agreste e Matas), Igor Galindo. Em pauta, a reivindicação por ações para garantia a melhoria no abastecimento de água de Garanhuns.
“O nosso Município sempre teve fartura de água e assim continua. Então, não é compreensível faltar água em meio a tanta água armazenada. Sabemos que são anos sem investimento no setor da Região, mas, venho buscar aqui o compromisso dessa equipe para que haja o investimento necessário para a mudança desse cenário”, destacou Izaías, após registrar que a população de Garanhuns vem sofrendo com a frequente irregularidade no abastecimento de água do Município, mesmo estando com todos os seus reservatórios cheios.
O Deputado reforçou que desde a metade do ano passado, vem solicitando investimentos da Compesa para a normalização do abastecimento de água de Garanhuns. “Há anos a rede de distribuição de Garanhuns está defasada. Desde o ano passado tenho realizado visitas à Compesa, solicitando ações que possam minimizar o problema da irregularidade do abastecimento em nosso Município. Conseguimos, por exemplo, a compra de novas moto-bombas que foram instaladas ainda em 2023”, afirmou Régis.
Clique em player e confira o vídeo.
De acordo com o Diretor Regional da Compesa, Igor Galindo, há problemas que podem ser resolvidos a longo, médio e curto prazo. “Conseguimos realizar as compras das moto bombas, uma reivindicação do deputado Izaías Régis, agora precisamos a médio/longo prazo sanar os problemas da Adutora do Mundaú, e a médio/longo prazo a mudança na rede de distribuição de água”, destacou Galindo.
GARANHUNS – Garanhuns é abastecida por três barragens: Mundaú; Inhumas e Cajueiro. O reservatório de Mundaú tem capacidade para armazenar 1,9 milhões de metros cúbicos de água e encontra-se com 100% da capacidade. Já Inhumas, que também apresenta 100% de volume de água, tem capacidade para armazenar 7,8 milhões de metros cúbicos, enquanto que a Barragem do Cajueiro com 19,2 milhões de metros cúbicos, apresenta atualmente 94% da capacidade total. (@blogcarloseugenio, com informações e imagens da Assessoria)