O deficitário Sistema de Distribuição de Água em Garanhuns vem gerando diversos transtornos à população. Apesar de as Barragens que abastecem a Cidade estarem com níveis normais, os relatos de falta de água se multiplicam em várias localidades, gerando desgaste para as imagens da governadora Raquel Lyra, e da Vice, Priscila Krause, no Município.
A mais recente nota divulgada pela Compesa registra que “diversos fatores estão dificultando a manutenção da regularidade no abastecimento de água das Cidades atendidas pelo Sistema Integrado Garanhuns”. Segundo a Companhia, as fortes chuvas registradas em Garanhuns no último dia 15, “provocaram o rompimento de duas adutoras: a Rosa Mística e a Boa Vista”, afetando vários Bairros. “Nos dias seguintes, o Sistema passou por quedas e oscilações no fornecimento de energia elétrica, além de problemas mecânicos e vazamentos na Adutora Mundaú, que causaram a descontinuidade do abastecimento”.
Como solução, a Gerência Regional da Compesa apenas citou que “equipes técnicas da Companhia estão trabalhando para restabelecer a plena operação do Sistema Integrado”, mas não estimou prazo para solução.
O Blog do Carlos Eugênio buscou agendar entrevista com o Gerente Interino do Órgão em Garanhuns, o engenheiro civil Tiago Grassi, que vem de passagens pelas gerências de Gravatá e de Belo Jardim, mas, segundo a Assessoria, como ainda não foi definida a efetivação do Profissional na função, o contato ainda não é possível.
IZAÍAS RÉGIS – Em recente agenda com a Governadora, o deputado Estadual Izaías Régis (PSDB), que representa Garanhuns na ALEPE, disse ter registrado a necessidade de ações para melhorar os serviços da Compesa em Garanhuns. “Tratamos sobre os problemas relacionados a distribuição d´água na Cidade pela Compesa. O problema é antigo, a tubulação atrapalha, mas vamos trabalhar para equacionar isso e melhorar o serviço. Raquel ouviu atentamente, fez ligações, chamou assessores, e teremos mudanças rápidas na Compesa. Estou certo disso!”, afirmou Izaías em recente contato com o Blog do Carlos Eugênio (relembre AQUI).
MINHA OPINIÃO – Enquanto sequer o nome do Gerente Regional é definido pelo Governo de Pernambuco, Garanhuns segue sofrendo com a falta de água, mesmo tendo o alimento/mineral em abundância em seus reservatórios. Trata-se de um problema antigo, que vem de vários Governos, dentre Eles, Paulo Câmara, mas que precisa ser, pelo menos, equacionado por Raquel Lyra. A necessidade de maiores investimentos no setor de distribuição de água em Garanhuns é urgente, caso contrário, esse desgaste diário, somando-se ao gerado pelo Dom Moura, que já está sendo refletido na popularidade de Raquel, vai afetar os planos políticos da Governadora em Garanhuns. Está é a minha Opinião, mas respeito a sua! (@blogcarloseugenio)