ATUALIZADA AS 9H, DE 20/02/2024 – “A Cidade de Garanhuns amargou no período Carnavalesco uma queda média de 65% no sistema econômico durante o período do Carnaval. Isso mostra que temos que repensar, reavaliar, como iremos trabalhar nos anos seguintes”. A afirmação é do empresário Ivan Júnior, que preside o Sindicato dos Lojistas de Garanhuns (Sindlojas), ao avaliar a movimentação econômica em Garanhuns no período.
Segundo Ivan Júnior, que concedeu entrevista ao jornalista Felipe Ferreira, na Rádio Jornal Garanhuns, houve uma queda acentuada em setores como hotelaria, gastronomia e de mercados. Já o segmento do comércio, não foi avaliado, já que segundo Ivan, cerca de 99% das lojas estiveram de portas fechadas nos período carnavalesco.
“A ocupação da Rede Hoteleira foi de 22%, uma queda de 70% em relação a 2023. Já a Gastronomia, os bares e restaurantes, apresentou uma queda de 78% relacionado a 2023 e o setor de supermercados, mercado e hipermercados uma queda de 43%, mostrando que a economia está desacelerando e estamos vivendo um momento recessivo”, analisou o presidente do Sindlojas/Garanhuns.
Clique em player para ouvir a entrevista na Íntegra.
Ainda durante a entrevista, que pode ser conferida na íntegra clicando em player no vídeo acima, Ivan Júnior destacou que a recessão vem atingindo o País como um todo, e trouxe exemplos da economia em outros Estados.
COMPARAÇÃO COM 2023 – Em 2023, segundo dados da Prefeitura de Garanhuns, a rede hoteleira da Cidade atingiu quase 100% de ocupação durante os dias do Garanhuns Jazz Festival, evento que voltava a ser realizado na Cidade após oito anos de ausência. Ainda segundo a Prefeitura de Garanhuns, o Circuito Gastronômico preparado especialmente para o Evento também foi um sucesso, e movimentou bares e restaurantes, gerando empregos e renda.
Ainda em relação a 2023, levantamento realizado pela EMPETUR, órgão ligado ao Governo do Estado, revelou que Garanhuns foi cidade pernambucana que mais recebeu turistas no período do Carnaval. Segundo o levantamento construído a partir da aplicação de 2.470 entrevistas, 95,52% dos entrevistados em Garanhuns eram turistas, enquanto que em Bezerros, 62,71% dos ouvidos, eram de excursionistas (para saber mais clique AQUI). (@blogcarloseugenio)