O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa de Cidadania de Garanhuns, lançou o edital de convocação de uma audiência pública com o objetivo de colher subsídios para promoção da efetiva implantação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica no Município. A audiência está marcada para a próxima quarta-feira, dia 21, das 9 às 13h, no auditório da sede das Promotorias de Justiça de Garanhuns.
Foram notificados para comparecimento à audiência pública, representantes da Secretaria de Saúde do Estado e do Hospital Regional Dom Moura; da Procuradoria e da Secretaria de Saúde do Município. Também devem participar do Encontro, Vereadores e representantes dos hospitais particulares do Município; Cremepe; Sindicato dos Médicos; Subsecção da OAB em Garanhuns, Imprensa e a população em geral. O Promotor Domingos Sávio coordenará os trabalhos.
UTI PEDIÁTRICA – A necessidade de implantação de leitos de UTI para atendimento Pediátrico e Neonatal em Garanhuns, apesar de antiga, foi fortalecida após um trágico incidente que resultou na morte do pequeno Arthur Morais Veras (imagem acima), de apenas dois anos de idade, por complicações de um afogamento registrado na piscina de casa em que residia com a família.
Ele chegou a ser reanimado e socorrido ao Hospital Regional Dom Moura, onde recebeu os primeiros atendimentos médicos, porém, como a Unidade não dispõe de uma UTI Pediátrica, foi transferido ao Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, mas diante da gravidade do quadro, faleceu no dia 12 de dezembro de 2023, dois dias após o Incidente. (@blogcarloseugenio)