Os Editais do Concurso Público da Prefeitura de Garanhuns devem ser lançados até a próxima semana. A informação foi repassada ao Promotor Bruno Gottardi; a vereadora Magda Alves e ao Blog do Carlos Eugênio, pelo presidente do IGEDUC (Banca Organizadora do Certame), Tito Sales, durante audiência ministerial realizada na manhã de hoje, dia 23, na sede do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em Garanhuns.
Ainda segundo o Presidente do IGEDUC, o planejamento é que as provas sejam aplicadas no próximo mês de abril, em duas datas: 7 e 14, e em dois turnos (manhã e tarde), o que possibilitará que os Candidatos se inscrevam para concorrer a mais de um Cargo.
“Apresentamos ontem (dia 22) à Comissão (Especial de Acompanhamento do Concurso) a última versão do Edital e acreditamos que o lançamento já ocorra até a próxima semana”, destacou Tito Sales, adiantando que a meta do Instituto é aplicar todas as provas em Garanhuns, e em último caso em Cidades vizinhas. Questionado pelo Blog, o Presidente não quis estimar a previsão de candidatos que são esperados, porém adiantou que a Banca está programada para atender até 12.500 candidatos por turno, nos dois dias de aplicação das provas.
Já em relação as vagas, Tito reforçou a informação repassada pelo Prefeito Sivaldo Albino (PSB) durante entrevista à Rádio CBN Caruaru, de que o Certame terá cerca de 300 vagas e abrangerá os cargos de Professor; Auditor Fiscal; Procurador; Contador e Guarda Municipal. Com as informações repassada durante a Audiência no MPPE, é praticamente nula a possibilidade de que o Concurso tenha vagas para cargos como Auxiliar Administrativo; Serviços Gerais, Motoristas e para àqueles ligados à área da saúde.
Segundo Sales, diante da necessidade de etapas do Certame, como testes físicos e curso de formação, além de prova de títulos, entre outros, específicos de cada função, serão lançados dois Editais: um voltado aos Guardas Municipais e outro para os demais cargos.
Ainda durante a Audiência, que foi solicitada pela IGEDUC junto ao MPPE, o presidente do Instituto apresentou toda organização e logística do Concurso, desde a contratação; formatação do Edital; concepção das questões e aplicação das provas, até a análise de possíveis recursos e a divulgação dos resultados. Tito Sales detalhou também o planejamento de segurança e demostrou o compromisso da Empresa com a lisura do Processo.
“Temos uma política voltada a combater a tentativa de fraudes, que vão, entre outras medidas, desde a proibição de entrada com celulares nos locais das provas; detectores de metal; inspeções; até o uso de equipamentos que detectam sinais eletromagnéticos nas salas durante a aplicação das provas”, destacou Tito Sales, que se colocou à disposição do MPPE; da Vereadora e da Imprensa, para responder aos possíveis questionamentos referentes ao Concurso da Prefeitura de Garanhuns. (@blogcarloseugenio)