A governadora Raquel Lyra assinou no último dia 27 de dezembro, o Decreto que publica os valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2024. A nova alíquota de 2,4% passou a vigorar a partir de hoje, dia 1º, tornando Pernambuco o Estado com a menor taxação do Nordeste para esse tipo de imposto.
Segundo o Governo Estadual, considerando redução de 2% a 5% na deterioração dos preços dos automóveis usados – de dezembro de 2022 a dezembro de 2023 -, o contribuinte pernambucano terá uma redução inédita, em média, de 24% em relação ao valor pago no ano de 2023.
“O IPVA que será cobrado a partir de fevereiro terá o menor valor do Nordeste. As famílias pernambucanas poderão iniciar o ano que vem com um IPVA mais barato. Além disso, o parcelamento será em até dez meses; os mototaxistas estarão isentos e também está estabelecido um parcelamento maior para os que estão em dívida”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Outro decreto sobre o IPVA, publicado no último dia 23, oficializou o calendário de arrecadação, iniciando os pagamentos – conforme a placa – em cinco de fevereiro, com a última parcela, para os que optarem pela divisão nos dez meses, em novembro. Os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única, no mês de fevereiro, terão um desconto de 7%. Os boletos do IPVA serão entregues em domicílio a partir de amanhã, dia 2 de janeiro, todavia também poderão ser impressos pela internet, através do site do Detran. (@blogcarloseugenio)