A Prefeitura de Garanhuns definiu a Banca Organizadora do Concurso Público, cujo processo de inscrições deve ser aberto no próximo mês de fevereiro. Trata-se do Instituto de Apoio à Gestão Educacional (IGEDUC). De acordo com o Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco de hoje, dia 27, o Certame oferecerá vagas nos níveis médio e superior.
A Empresa foi contratada por Dispensa de Licitação e terá a atribuição de realizar “serviços especializados de planejamento, organização e realização do concurso público de provas (escrita e de títulos). O IGEDUC também será responsável pelos recursos materiais e humanos, e a execução de todas as atividades envolvidas na elaboração, impressão, aplicação e correção das provas.
Ainda segundo a publicação do Extrato de Ratificação da Dispensa de Licitação nº 028/2023, todos os serviços referentes ao Certame “serão custeados pelos valores arrecadados com as taxas de inscrições, conforme especificações constantes no Projeto Básico, que ainda não foi tornado público pela Secretaria Municipal de Administração.
Até o momento, e diante das Leis que criaram novos Cargos Efetivos na estrutura do Município, o Certame se apresenta com 153 vagas, distribuídas para os cargos efetivos de Professor, Contador, Guarda Municipal (Feminina) e Procurador, todavia, ainda não estão somados os Cargos já existentes e que estão vagos.
Segundo o Jaula Cursos, empresa especializada na preparação de candidatos para concursos, existe a possibilidade de que vagas para o cargo de Agente de Trânsito também sejam ofertadas. Ainda segundo o Jaula, que estima um Certame com 300 vagas, o Edital está prestes a ser divulgado, aguardando apenas a finalização dos últimos detalhes.
CONCURSO COM 600 VAGAS – De acordo com a vereadora Magda Alves (PP), o Prefeito Sivaldo Albino (PSB) está fazendo o Concurso com as vagas “que quer e não para preencher as necessidades da Prefeitura”. Segundo a Parlamentar, que luta pela realização do Concurso desde 2021, já tendo acionado o Ministério Público o tribunal de Contas e a Justiça nesse período, “nos últimos 8 anos sem concurso em Garanhuns, muitos Servidores Efetivos foram exonerados, se aposentaram ou faleceram”.
“A nossa estimativa, com base no Portal da Transparência, é que cerca de 500 cargos efetivos estejam vagos na estrutura da Prefeitura de Garanhuns, que somados com esses 153 criados, traria um Concurso com, no mínimo, 600 vagas para cargos de Serviços Gerais, Auxiliar Administrativo, Merendeira, Guarda Municipal e Motorista, entre outros, assim como para aqueles ligados à Secretaria de Saúde e do segmento Social. Esse Concurso como o Prefeito quer fazer não atende as necessidades do Município, que vai seguir com a farra das contratações e terceirizações por indicação política”, chamou a atenção a vereadora Magda Alves, garantindo que vai lutar para que o Concurso seja promovido dentro das necessidades da Prefeitura. (@blogcarloseugenio)