O Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco de hoje, dia 19, traz a publicação das cargos para Guarda Municipal e as alterações na Lei que instituiu o Programa de Educação Integral em Garanhuns. Na prática, as publicações trazem um esboço do quadro de vagas que deverão estar em disputa no Concurso Público que a Prefeitura de Garanhuns deve promover no próximo ano.
Ao todo, as Leis aprovadas pela Câmara de Vereadores e sancionadas pelo Prefeito Sivaldo Albino (PSB) criam 10 cargos para Guarda Municipais do sexo feminino e a normatização de 77 cargos para Professor de Referência (Anos Iniciais) e outros 62 cargos Professores Especialistas, nas áreas de Matemática (8), Língua Portuguesa (17), Ciências (9), História (8), Educação Física (11), Língua Inglesa (5) e Geografia (4). Além desses, já haviam sido criados dois cargos para Contador e sete para Procurador Municipal.
Até o momento, o Certame se apresenta com 153 vagas, todavia, ainda não estão somados os Cargos já existentes e que estão vagos, uma vez que o último Concurso realizado pela Prefeitura de Garanhuns foi em 2015, e nos últimos 8 anos, muitos Servidores Efetivos foram exonerados, se aposentaram ou faleceram. De acordo com estimativa realizada pela vereadora Magda Alves (PP), com base no Portal da Transparência, cerca de 500 cargos efetivos estariam vagos na estrutura da Prefeitura de Garanhuns.
JUSTIÇA – É com grande expectativa que os Concurseiros aguardam a conclusão do levantamento dos cargos vagos e a necessidade de cada Secretaria que será apresentado pela Comissão Especial de Acompanhamento do Concurso Público. A Comissão iniciou os trabalhos no mês passado, porém a Portaria assinada pelo Prefeito Sivaldo Albino, designando os Membros, não traz prazos para conclusão dos trabalhos.
No último dia 11, o Juiz Glacidelson Antônio, da Vara da Fazenda Pública de Garanhuns, decidiu intimar a Prefeitura para que, no prazo de cinco dias, prestasse informações se há ou houve relatório final da referida Comissão (relembre clicando AQUI). A ação do Magistrado refere-se a Ação Civil Pública nº 0005446-67.2023.8.17.2640, impetrada pelo Ministério Público, em junho passado, após a vereadora Magda Alves (imagem acima) e o professor da Rede Municipal de Garanhuns, Robson Elias, acionarem a 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns. Para saber as mais recentes notícias sobre o Concurso da Prefeitura de Garanhuns clique AQUI e AQUI. (@blogcarloseugenio)