A Juíza da 56ª Zona Eleitoral de Garanhuns, Zélia Maria Pereira de Melo, aplicou multa de R$ 5 mil reais ao deputado Estadual Izaías Régis; ao Prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB) e a secretária Municipal de Educação, Wilza Vitorino, pela prática de propaganda eleitoral antecipada ilícita. A multa também foi aplicada ao produtor de conteúdo Kleber Cisneiros.
Apesar de ter alegado não ter responsabilidade e nem deter controle sobre a realização de lives no Youtube, Régis foi multado por, segundo a Juíza, se beneficiar com a divulgação da transmissão de uma passeata realizada no último dia 2 de junho, pelo Centro de Garanhuns, e transmitida por Cisneiros.
É que através do canal do YouTube: @cisneiros.oficial, Kleber transmitiu o evento e, durante a transmissão, citou frases como “Garanhuns pede: volta Zazá”; “O Homem é forte. 2024. Se Deus quiser” e “A esperança tá de volta”, que, segundo a Magistrada “mais se assemelham ao pedido explicito de votos, além de conectar os fatos, direta e indiretamente, com as eleições de 2024”, motivo pelo qual o Produtor de Conteúdo também foi multado. A Representação nº 0600013-90.2023.6.17.0056 foi proposta pelo Diretório Municipal do PSB, partido do Prefeito Sivaldo Albino.
SIVALDO E WILZA – Já o Prefeito e a secretária de Educação foram multados pela instalação, em janeiro deste ano, por parte “dos Amigos da Educação” de outdoors, cujo conteúdo parabenizava Sivaldo Albino e Wilza Vitorino pelos investimentos realizados na Educação do Município.
“Os representados incorreram na prática da propaganda eleitoral antecipada ilícita. É que a mensagem divulgada no artefato “Garanhuns: o município de Pernambuco que mais investe em educação! Uma homenagem dos amigos da educação”, tem sim viés eleitoral. Não somente pela frase, mas também por outras circunstâncias que permeiam a publicidade”, destacou a Juíza Eleitoral em trecho da decisão. A Representação Nº 0600040-73.2023.6.17.0056 foi apresentada pela Comissão Provisória do PSDB, partido ao qual o deputado Estadual Izaías Régis é filiado.
A aplicação das multas, que são individuais, está publicada entre as páginas 101 e 113 do Diário da Justiça Eletrônico, do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco desta segunda-feira, dia 18. Clique AQUI para baixar a publicação. (@blogcarloseugenio)