O regime de colaboração entre Estado e os Municípios pernambucanos é uma das principais estratégias para a efetividade do Programa Estadual Juntos pela Educação. Ao fazer um balanço do seu primeiro ano de gestão durante entrevista à Rádio Jornal na semana passa, a governadora Raquel Lyra (PSDB) fez questão de destacar que dos R$ 5,5 bilhões destinados para o Programa ao longo dos quatro anos de Governo, R$ 2,8 bilhões são voltados para as parcerias com os Municípios.
Uma das metas do Plano de Governo de Raquel Lyra na educação, é tirar Pernambuco da posição de pior estado do Nordeste na cobertura de creche e educação infantil do Brasil. A previsão é construir 240 novas creches, abrindo 60 mil vagas no Estado. A Governadora registrou que 88 prefeituras já teriam feito indicações dos terrenos que serão construídos para as novas creches e o Executivo Estadual tem auxiliado na questão dos trâmites burocráticos.
“Um dos problemas que os Municípios têm de inaugurar novas creches é que o primeiro ano é por conta deles até que chegue o recurso do Governo Federal. E nós estamos bancando o primeiro ano, estamos finalizando o processo de convênio com os Municípios para pagar o primeiro ano das creches. Quem inaugurou creche este ano em Pernambuco, vai ter o pagamento do primeiro ano da creche já garantido, a cada matrícula da escola nós vamos pagar o retroativo”, afirmou Raquel Lyra. (@blogcarloseugenio, com informações do JC Online. CONFIRA)