BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | quinta-feira, 07 de dezembro de 2023

 

Após a identificação de duas novas sublinhagens de uma variante do coronavírus no Brasil (JN.1 e JG.3), o Ministério da Saúde recomendou uma nova dose da vacina bivalente para grupos prioritários. Em Pernambuco, a orientação do Ministério já está sendo coloca em prática. 

 

No Estado, desde o fim do mês de outubro, observa-se aumento no número de casos da infecção. Há um incremento na quantidade de confirmações semanais (passou de 89 casos na última semana de outubro para 776 casos no período de 26/11 a 2/12) e na taxa de positividade (de 3,8% para 16,6% no mesmo período). Segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), aproximadamente 97% dos casos se configuram como leves até o momento. 

 

 

Com a recomendação, uma nova dose da vacina bivalente será ofertada para pessoas a partir de 60 anos e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade, que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de 6 meses, a SES-PE indica que os Municípios devem seguir essa orientação do Ministério da Saúde. 

 

OUTRAS MEDIDAS – Nesse momento, a SES-PE reforça que as medidas não farmacológicas, aliadas à vacinação, são importantes para evitar possíveis riscos relacionados à COVID-19 e suas sequelas. Recomendam-se a lavagem frequente das mãos; o uso de máscaras nos casos de aparecimento de sintomas respiratórios e, se possível, as aglomerações devem ser evitadas.

 

 

VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 EM 2024 – Em outubro passado, o Ministério da Saúde anunciou, para a partir 2024, a inclusão da vacina COVID-19 pediátrica no calendário nacional de vacinação e a vacinação da população de alto risco para agravamento da doença. A Pasta adiantou o planejamento e já está em andamento a aquisição de vacinas para o calendário do próximo ano.

 

Esses grupos são os que possuem maior risco de desenvolver as formas graves da doença. A inclusão desse público já passou por avaliação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI) e do Programa Nacional de Imunização (PNI). (@blogcarloseugenio, com informações do JC Online. CONFIRA)