Com metas ousadas, em meio ao aumento da violência, o Governo de Pernambuco anunciou, nessa segunda-feira, dia 27, as ações que serão colocadas em prática pelo programa Juntos pela Segurança. O principal objetivo é atingir uma redução de 30% nas mortes violentas intencionais, crimes contra o patrimônio e violência contra a mulher até o final de 2026 (levando-se em consideração os números de 2022).
“O plano tem que se basear em indicadores, se não é só uma proposta de intenções. Por isso, a fixação de metas claras. A redução de 30% até o final de 2026, que ano a ano nós vamos andar para a frente nessa redução, indica que nós vamos ficar na média do que é o índice de violência letal intencional no País”, afirmou a governadora Raquel Lyra, durante solenidade na Arena Pernambuco.
Raquel pontuou que haverá investimentos em inteligência policial e integração com governo federal, Poder Judiciário, Ministério Público, Poder Legislativo, prefeituras e organizações da sociedade civil. O pacote de anúncios incluiu, ainda, reformas e construções de delegacias, batalhões, unidades do Corpo de Bombeiros e complexos de Polícia Científica.
* PROJEÇÕES PARA REDUÇÃO DOS CRIMES EM PERNAMBUCO:
– Pernambuco somou 3.426 mortes violentas intencionais em 2022. Para que a redução de 30% seja cumprida, o Estado precisa fechar o ano de 2026 com no máximo 2.398 vidas perdidas.
– Em relação aos crimes contra o patrimônio, o ano de 2022 fechou com 50.218 registros. No final de 2026, só poderá registrar até 35.152 ocorrências.
– Há ainda um recorte específico de roubos e furtos de veículos (que fazem parte dos crimes contra o patrimônio). Em 2022, a polícia somou 6.988 furtos. A projeção é de somar até 4.891 casos no final de 2026. Já em relação aos roubos, que somaram 10.926, o número máximo de queixas para cumprir a meta será de 7.648.
– Já em relação aos casos de violência contra a mulher, 43.778 registros foram contabilizados no ano de 2022. Até o fim de 2026, só poderão ser contabilizadas 30.644 queixas.
MAIS PROXIMIDADE COM MUNICÍPIOS – O novo plano também prevê uma maior proximidade com os municípios. No lançamento, Raquel Lyra prometeu ajudar as Prefeituras, para que haja investimentos em ações de prevenção à violência – a exemplo da melhoria da iluminação pública em localidades mais perigosas.
A principal ação é a requalificação dos espaços públicos urbanos das áreas que concentram 80% dos crimes. Serão ofertadas também capacitações para os Guardas Municipais, que podem contribuir com a segurança nos equipamentos públicos – como praças e parques. Gestores Municipais devem ser convocados para participarem de reuniões de monitoramento dos índices de violência, como forma de melhorar a integração. Para saber mais sobre o programa Juntos pela Segurança clique AQUI. (@blogcarloseugenio, com informações do JC Online e imagens de Miva Filho/SECOM. CONFIRA)