A Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) elegeu, nessa terça-feira, dia 14, a Mesa Diretora que comandará a Casa entre 1º de fevereiro de 2025 e 31 de janeiro de 2027.
O atual presidente, Álvaro Porto (PSDB), que foi eleito para presidir a Casa até 31 de janeiro de 2025, foi reeleito, assim como o atual primeiro-secretário, Gustavo Gouveia (Solidariedade). Também foram escolhidos para o próximo mandato os demais cargos: dois vice-presidentes, três secretários e sete suplentes.
A votação antecipada para o Biênio 2025-2026 foi possibilitada por mudanças na Constituição Estadual e no Regimento Interno da ALEPE aprovadas na semana passada. A atual composição da Mesa seguirá vigente até janeiro de 2025 e, só então, os Parlamentares Eleitos assumirão seus cargos.
Ao discursar, Álvaro Porto, que recebeu 40 dos 46 votos, havendo ainda cinco em branco e um nulo, analisou que a ALEPE “não se limita a ser Governo ou Oposição, mas uma Casa plural, que trabalha em defesa do povo de Pernambuco”. Porto salientou que a Assembleia atua unida, apesar das discordâncias. “É claro que há discussões e divergências mas, no final, chega-se ao consenso. É o fortalecimento do Legislativo aqui no Estado”, assegurou o Presidente da ALEPE, Álvaro Porto.
* CONFIRA A MESA DIRETORA DA ALEPE PARA O 2º BIÊNIO DA 20ª LEGISLATURA
Presidente Álvaro Porto (PSDB)
1° vice-presidente Francismar Pontes (PSB)
2° vice-presidente Fabrizio Ferraz (Solidariedade)
1° secretário Gustavo Gouveia (Solidariedade)
2° secretário Claudiano Martins Filho (PP)
3ª secretária Romero Sales Filho (União)
4° secretário Coronel Alberto Feitosa (PL)
1° suplente Doriel Barros (PT)
2° suplente Henrique Queiroz Filho (PP)
3° suplente Pastor Cleiton Collins (PP)
4° suplente Joel da Harpa (PL)
5° suplente William Brigido (Republicanos)
6° suplente Joãozinho Tenório (Patriota)
7° suplente Romero Albuquerque (União)
(@blogdocarloseugenio, com imagens de Roberto Soares e Breno Laprovitera/ALEPE)