Depois da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), que por fraude à cota de gênero, decidiu anular os votos do partido Democratas referente as Eleições Proporcionais de 2020, a Juíza da 56ª Zona Eleitoral, Zélia Maria Pereira de Melo, definiu a data para nova totalização dos votos em Garanhuns.
O procedimento está previsto para a próxima sexta-feira, dia 10, a partir das 9h, no Cartório da 56ª Zona Eleitoral, localizado no bairro do Magano, ocasião em que, através do Sistema de Gerenciamento da Totalização (SISTOT), interligado ao TSE, serão atualizados os registros de candidaturas; e efetuadas nova totalização; desempates (se for o caso) e a emissão da totalização final. O Edital Nº 8-TRE-PE/PRES/DG/ZE056, que oficializou o procedimento foi publicado hoje, dia 6.
A expectativa é que com a nova totalização, o ex-vereador Marinho da Estiva, do PTB, que obteve 1.256 votos nas eleições de 2020, ficando na 1ª suplência, volte a Câmara de Garanhuns e assuma o mandato que ficará em aberto com a saída do vereador Thiago Paes (PL), que a época das eleições, integrava o Democratas. (@blogcarloseugenio)