Os municípios de Brejão; Capoeiras; Terezinha; Jucati; Lagoa do Ouro e São Bento do Una se destacaram no ranking do 2º quadrimestre do Previne Brasil, programa de financiamento da atenção primária à saúde do Governo Federal.
Das dez primeiras colocadas no Estado, seis são cidades sob gestão de Prefeitas e Prefeitos do PSB: Brejão (1º lugar); Capoeiras (2º); Terezinha (3º); Afrânio (4º); Jucati (7º) e Dormentes (9º), dessas, quatro estão no Agreste Meridional. A lista dos Agrestinos ainda apresenta Lagoa do Ouro, cujo Prefeito Edson Lopes, é do PP, e São Bento do Una, administrada por Alexandre Batité, do MDB. Essas localidades obtiveram Indicador Sintético Final (ISF) com valor 10, a nota máxima do levantamento.
Com Beta Cadengue (imagem acima) à frente da Prefeitura, Brejão lidera a lista estadual e ficou na 22ª posição nacional. A Cidade também aparece com o melhor desempenho em três dos sete indicadores avaliados: consultas de pré-natal; aferição da hipertensão e aferição do diabetes. Do mesmo modo, Capoeiras, vice-campeão estadual, também se destacou nesses itens e ainda pela boa cobertura citopatológica. O Município é administrado pelo Prefeito Nêgo do Mercado.
A terceira cidade da lista, Terezinha, com gestão de Matheus Martins (imagem acima), apresentou entre seus indicadores positivos a cobertura vacinal em relação ao número de habitantes e Jucati, governada pelo Prefeito Ednaldo Peixoto, teve na cobertura odontológica e nos indicadores relacionados à cobertura vacinal e à prevenção de HIV e sífilis fatores determinantes para a conquista do resultado. (@blogcarloseugenio)