Garanhuns escolherá nesse domingo, dia 1º, das 8 às 17h, os novos integrantes do Conselho Tutelar para o mandato de 2024 a 2028. O voto é facultativo, mas o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), que organiza o processo eleitoral, reforça a importância de participar do pleito, uma vez que os membros do Conselho Tutelar são responsáveis por representarem a sociedade na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, como o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade, à cultura e à convivência familiar e comunitária.
Poderão participar os eleitores inscritos no Município, mediante a apresentação do Título de Eleitor, em condições de regularidade com o TRE, além de documento oficial com foto. Os locais de votação são baseados nas seções eleitorais da última eleição para governador e presidente, assim, confira sua Seção e para onde deve se deslocar para votar. Confira os locais de votação nos cards acima.
Serão eleitos conselheiros tutelares os 5 candidatos que obtiverem maior número de votos, sendo considerados suplentes habilitados os demais candidatos, obedecendo a ordem decrescente de votação. O eleitor poderá votar em apenas um candidato.
O Conselho Tutelar é composto por cinco membros para mandato de quatro anos, com carga horária de 40 horas semanais e atendimento ao público das 8 às 18h, de segunda a sexta-feira. A função exige dedicação exclusiva, com atendimento diário e também em regime de plantão aos sábados, domingos e feriados. A posse dos candidatos eleitos está prevista para o dia 10 de janeiro de 2024. (@blogcarloseugenio)