Acabou nessa quarta-feira, dia 20, o prazo estipulado pela portaria do Ministério da Saúde para que Estados e Municípios pagassem profissionais da Enfermagem com o valor do piso salarial Enfermagem enviado no último dia 21 agosto, pela União, e que previa o prazo de 30 dias para distribuir o recurso aos Profissionais da Enfermagem.
Entre os Governos que atrasaram a distribuição do recurso e ainda não se pronunciaram sobre a situação está o Estado de Pernambuco. Com previsão de receber R$ 99.897.244 para o pagamento dos enfermeiros da Rede Estadual, segundo a Portaria 1135/2023 do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Pernambuco ainda não se pronunciou sobre o tema.
A presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco (SEEPE), Ludmila Outtes, indicou que a reunião prometida pela Secretaria de Administração de Pernambuco (SAD) desde o final de agosto não fora marcada. Sem reunião e sem estimativa de quando irão receber o valor já atrasado do piso salarial enfermagem, Ludmila relatou que o Sindicato está acionando o Tribunal de Contas de Pernambuco e o Ministério Público da União contra o Governo de Pernambuco. A representante do SEEPE ainda indicou que as Secretarias do Estado não estão respondendo as mensagens sobre o assunto.
Além disso, o SEEPE planeja realizar um ato nesta sexta-feira, dia 22, em protesto pelo atraso no pagamento do piso salarial enfermagem. A concentração da manifestação será às 8h na Assembleia Legislativa de Pernambuco e seguirá até o Palácio do Campo das Princesas, sede da gestão Raquel Lyra (na imagem no topo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade), para reivindicar a distribuição do recurso. (@blogcarloseugenio, com informações do Blog do Jamildo)