O deputado Estadual Izaías Régis (PSDB) anunciou que 2º Cartório de Registro Civil será mantido em Garanhuns. O anúncio veio após Régis ter participado de reunião com o Juiz Corregedor Auxiliar para o Serviço Extrajudicial, Carlos Damião Pessoa Costa Lessa, que na ocasião representou o Corregedor do TJPE, Desembargador Ricardo de Oliveira Paes Barreto. A reunião aconteceu no gabinete do deputado Antônio Moraes, presidente da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da ALEPE.
Durante a reunião ficou definido que será feita uma emenda supressiva, agora atendendo a demandas de outros Municípios, também, evitando a extinção de vários Cartórios, dentre eles o de Garanhuns. A Chefia de Gabinete do Deputado Izaías Régis, já tinha enviado emenda ao Projeto de Lei nº 923/2023, pedindo a supressão da extinção do Cartório de Garanhuns, que será tirada de pauta, para que uma mais ampla, seja apresentada.
“Garanhuns não perderá o seu Cartório de Registro Civil. O TJPE entendeu que o Serventuário tem uma produtividade importante e que Garanhuns não pode ficar apenas com um Cartório para registrar nascimentos, casamentos, óbitos e emissão de certidões, entre outros serviços”, anunciou Izaías, que desde que teve conhecimento da tramitação do PL do fechamento do Cartório se movimentou para evitar o prejuízo para os garanhuenses.
“Logo que tomei conhecimento, solicitei à nossa chefia de gabinete, a produção de uma emenda supressiva para ser anexada junto ao PL 923/2023, mudando a redação dos artigos 14 e 15. Também me articulei junto aos demais Deputados e estive, pessoalmente, com o presidente do TJPE para apresentar o nosso apelo em defesa da permanência dos serviços prestados pelo 2º Cartório em Garanhuns”, destacou Izaías Régis. Também foram registradas as movimentações da vereadora Magda Alves; da CDL/Garanhuns e da CODEAM pela manutenção do 2º Cartório em Garanhuns. (@blogcarloseugenio, com imagens da Assessoria)