Proposta da vereadora Nelma Carvalho (PTB) prevê uma homenagem permanente a memória do Mestre Gonzaga de Garanhuns, falecido no último mês de julho.
É que a Parlamentar apresentou proposição na Câmara com o objetivo de denominar o Largo do Colunata, de Espaço Cultural Gonzaga de Garanhuns. A iniciativa da Parlamentar, segundo Ela, foi avaliada positivamente pelo Prefeito Sivaldo Albino (PSB).
“Durante a realização do Festival de Inverno de Garanhuns e através do Palco da Cultura Popular, instalado no Largo do Colunata, Gonzaga de Garanhuns sempre mostrou para garanhuenses e visitantes toda a força, beleza e riqueza da Cultura Pernambucana, fato pelo qual é justa a presente homenagem. Por isso, propomos à Câmara essa homenagem permanente àquele que foi um Ícone da Cultura Garanhuense”, justificou Nelma Carvalho.
GONZAGA DE GARANHUNS – Luiz Gonzaga de Lima, o Seu Gonzaga de Garanhuns, promoveu a cultura do Reisado por mais de 60 anos. Além de participar do movimento popular, Ele também foi escritor e cordelista, tendo produzido cerca de 400 títulos autorais, que ultrapassaram fronteiras e estão expostos em Países, como os Estados Unidos; França e Japão.
Em 2021, Gonzaga de Garanhuns recebeu o título de Notório Saber em Cultura Popular, concedido pela Universidade de Pernambuco (UPE), entre outras homenagens e comendas, dentre elas o de Patrimônio Vivo da Cultura Pernambucana. Antes de falecer, aos 79 anos, integrava cinco grupos de Reisado, dois deles formados por idosos; um por adolescentes e outro infantil. (@blogcarloseugenio)