A governadora Raquel Lyra (PSDB) anunciou durante o lançamento do programa Juntos pela Segurança, realizado nesta segunda-feira, dia 31, a criação da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização e a autorização para a realização de Concurso Público para polícias e Corpo de Bombeiros.
A proposta com a estrutura da nova pasta será encaminhada à Assembleia Legislativa (ALEPE) nessa terça-feira, dia 1º, data que marca o retorno do recesso parlamentar. Atualmente, o controle e manutenção do funcionamento do sistema penitenciário do Estado é de responsabilidade da Secretaria Executiva Ressocialização (Seres).
CONCURSO PÚBLICO PARA SEGURANÇA – Sobre a realização do concurso público, a Governadora disse que a abertura se dará em até 90 dias, a partir da contratação da Empresa que irá realizá-lo e elaboração do edital.
“É um concurso para 2.400 praças da Polícia Militar de Pernambuco; 300 oficiais da Polícia Militar de Pernambuco; 600 praças do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco; 60 cargos para oficial do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco; 45 cargos de delegado de Polícia Civil; 250 de agentes de Polícia Civil; 150 escrivães da Polícia Civil do nosso Estado”, detalhou Raquel Lyra.
JUNTOS PELA SEGURANÇA – A nova política de segurança do Estado, em substituição ao Pacto Pela Vida, apresenta cinco instrumentos para ser efetivada: Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social; Observatório do Crime e da Violência; Sistema Estadual de Inteligência; Sistema Estadual de Prevenção à Violência e o Plano Estadual de Segurança e Defesa Social.
Entre as ações anunciadas, o Juntos Pela Segurança também conta com a entrega de 200 novas viaturas da PM, completando a troca de 415 já realizadas, além de seis veículos de Auto Resgate e um veículo do tipo Auto Busca e Salvamento com Cães (ABSC) para o Corpo de Bombeiros. Também serão substituídas até 35 mil lâmpadas nos territórios que concentram mais de 90% dos crimes violentos patrimoniais. Essa ação está prevista no programa Ilumina PE. Ao todo, o Governo do Estado prevê um investimento de R$ 1 bilhão para sua execução do Juntos Pela Segurança. (Com informações do JC Online. CONFIRA)