Poucas horas após o Prefeito Sivaldo Albino (PSB) anunciar que o Festival de Inverno será realizado pelo Município em 2024, o Governo do Estado divulgou, nas redes sociais, o período de realização do evento multicultural no próximo ano: de 18 a 28 de julho.
Apesar da posição de Albino, seguida da manifestação de apoio vinda do deputado Federal Felipe Carreras (PSB), que deverá ser o viabilizador dos recursos para a festividade junto a iniciativa privada e ao Governo Federal, até o momento não houve qualquer declaração por parte do Governo do Estado ou do deputado Estadual Izaías Régis (PSDB), líder do Governo Raquel Lyra na ALEPE, sobre a posição do Prefeito (relembre clicando AQUI).
Em material distribuído à Imprensa nesse sábado, dia 29, a Vice-governadora Priscila Krause apenas registrou que foram investidos cerca de R$ 15 milhões de reais no FIG deste ano e ressaltou que o evento “voltou a ser um Festival que valoriza a nossa cultura na gestão da governadora Raquel Lyra. Das 560 contratações, mais 50% foram de música e de cultura popular. Sem falar nos ganhos para Garanhuns e cidades da Região. A rede hoteleira, por exemplo, teve uma alta ocupação, garantindo muitas oportunidades vindas do turismo”, destacou. Já Régis, limitou-se a dizer que se pronunciará na Tribuna da ALEPE nessa terça-feira, dia 1º.
REAÇÃO DE ALBINO – Já o Prefeito Sivaldo Albino fez questão de comentar o post em que a Gestão Raquel Lyra divulga o período do próximo FIG. “Só esqueceram de combinar e solicitar a nossa autorização! Vamos em frente”, comentou o Gestor na postagem oficial do Governo do Estado.
Antes, Sivaldo participou de um tímido coro “o FIG é nosso”, durante o cortejo do Boi da Macuca; repostou um card com os mesmos dizeres nas redes sociais; e registrou, durante um evento social privado, que conta com o trabalho da secretária de Cultura, Sandra Albino, dos demais Secretários e Auxiliares e com a experiência do Ex-prefeito Silvino Duarte, atual secretário Municipal de Governo, para promover o Festival pela Prefeitura.
MINHA OPINIÃO – Apesar das evidentes falhas no planejamento e na execução do 31º FIG, que foram bastante difundidas ao longo do Evento pelo Prefeito de Garanhuns e por seus aliados, essa “revolução no FIG” tem como pano de fundo a sucessão municipal do próximo ano, em que Sivaldo é candidato a reeleição e deve fazer uma espécie de “FlaxFlu” com Izaías Régis, seu principal opositor e aliado de Raquel Lyra. Essa batalha política que deve ser travada nas urnas em outubro de 2024, deve começar de forma jurídica para ver quem será o realizador do 34º FIG. Confira nossa opinião sobre a Municipalização do FIG clicando AQUI. (@blogdocarloseugenio)