“Encantou-se e encantou Garanhuns com a criação do Festival de Inverno”. Com essa frase publicada em outdoors, a memória do criador do FIG, Ivo Amaral, recebeu mais uma homenagem em Garanhuns. As plaquetas com a homenagem estão distribuídas por vários pontos de Garanhuns e também nas BR 232 e 423.
Ivo Tinô do Amaral criou o Festival de Inverno em 1991. O Evento contou com o apoio do Governo do Estado e já começou grande, registrando atrações como Zé Ramalho, Alceu Valença e Dominguinhos. Em 2014, Seu Ivo, foi homenageado durante a 24ª Edição do Festival.
Nascido em Lajedo, mas não menos garanhuense, o então Vereador, Vice-prefeito; Deputado Estadual e Prefeito de Garanhuns por dois mandatos, faleceu, aos 88 anos, em novembro do ano passado, mas seu legado permanece vivo e é relembrado, seja pelo Relógio de Flores, cartão-postal mais emblemático da Cidade, ou pelo FIG, uma das maiores expressões da cultura brasileira, patrimônio cultural e imaterial de Pernambuco e que se consolida a cada edição. (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br)