Nomes como Priscila Sena; Atitude 67; Tiago Iorc e Lenine, entre outros, que se apresentarão no Palco Mestre Dominguinhos do 31º FIG não foram suficientes para satisfazer a expectativa criada pelos Garanhuenses e a programação do principal polo do Evento, divulgada nesta segunda-feira, dia 10, vem sendo bastante criticada, sobretudo através das Redes Sociais.
Enquete que vem sendo realizada pelo Blog no Instagram aponta, até o momento, que 82% dos participantes desaprovaram os nomes divulgados. A expectativa agora é que as “atrações surpresa” previstas para os dias 23 (domingo) e 28 (sexta) possam incrementar a grade artística, diminuindo a bronca dos garanhuenses em relação ao evento formatado pela Fundarpe e pela Secretaria Estadual de Cultura, com o tímido apoio da Prefeitura.
As atrações surpresa, que escancaram a falha no planejamento do Evento, e que estão previstas para serem divulgadas até a próxima sexta-feira, dia 14, serão custeadas, segundo o Prefeito Sivaldo Albino com recursos da Prefeitura de Garanhuns, que promete nomes de forte apelo popular, dentre eles: Simone Mendes, coleguinha da ex-dupla Simone & Simaria.
Caso se confirme a contratação de Simone Mendes e de outro artista com cachê semelhante, certamente superior aos R$ 200 mil reais, cada, Albino terá o status de “Salvador do Festival”, passando para trás, no aspecto político, o Governo Raquel Lyra, que divulgou um investimento de quase R$ 11 milhões no Evento.
Esse status de “Salvador do FIG”, também já foi vivido por Izaías Régis durante a Gestão Paulo Câmara. Em 2014, o Governo de Régis bancou Fábio Júnior e José Augusto. Em 2015, os polêmicos shows de Ana Carolina e Capital Inicial, denunciados por Sivaldo Albino ao Ministério Público, foram sucesso. Já em 2016, Izaías viabilizou a contratação de Biquini Cavadão e teve vetada a inserção de Roupa Nova. A partir de 2017, o Estado abriu mão do apoio Municipal.
O fato é que a programação do FIG não agradou. O “Tiro no Pé” dado pela equipe desconexa de Raquel, se for reforçado com o aval para Sivaldo ser o “Salvador do FIG”, vai ajudar no projeto de reeleição do Socialista.
Mas, deixando a política de lado, o clima da Cidade; a diversidade apresentada nos polos e o charme que o FIG apresenta, mais uma vez, atrairão os turistas, que no final, tornam nem tão relevante a grade artística do Palco da antiga Praça Guadalajara. Essa é a minha opinião, mas respeito a sua. (Carlos Eugênio)